Pórtico e Capela do Sagrado Coração de Jesus
|
Mosqueiro: a encantadora ilha dos paraenses
04/07/2009 - 10h0m
Na mochila a recomendação é levar apenas roupas leves, sandálias, boné, óculos escuros e protetor solar, pois o clima representa bem o que por lá encontraremos ao longo do mês de julho. Saindo de Belém, são cerca de
Seguindo o percurso, após passar na imensa ponte 'Sebastião Oliveira', com de 1.457m, não vai demorar para o maior distrito de Belém nos dá boas vindas com o Pórtico em forma de cabana indicando que já podemos entrar no clima de diversão. ‘Moca’ ou ‘Ilha do Amor’, como também a ilha é lembrada, é localizada na costa oriental do rio Pará, em frente à Baía do Guajará. A beleza peculiar é formada por praias de rio-mar, que todo paraense e turista reconhece.
Saiba como chegar em Mosqueiro
São cerca de
Para um banho de sol e/ou de água doce, apenas algumas são as preferidas como Farol, Chapéu Virado e Murubira, esta última é a mais badalada da ilha. Mas para quem busca tranquilidade as oferecidas são as belezas de Marahú e Paraíso.
Mas Mosqueiro não é só praia. Um cantinho especial de beleza natural é outro ponto certo para relaxar: o Igaracoco. Perto da Praia São Francisco, o pequeno balneário é conhecido e bastante frequentado pela geladíssima água natural represada para o banho, composto por bar e restaurante.
Dando uma volta nas ruas de Mosqueiro observa-se que são repletas de casarões antigos que representam bem sua origem. A arquitetura dos casarões mosqueirenses é um misto de estilo europeu com a realidade climática local. Estão espalhados pelas avenidas beira-mar e no seu interior. A história da ilha completa 114 anos nesta segunda (6).
Delícias - A tapiocaria é um dos espaços que definitivamente terá que ser frequentado. Localizada na Praça Matriz, na Vila, o lugar é disputadíssimo nessa época de férias escolares, mas esperar nunca é demais, acredite!
Por sinal, ao ir à praia, é bom se instalar em uma das barracas. É um pecado não provar os pratos à base de peixes e frutos do mar que além de deliciosos ajudam a movimentar a economia local, já que a população, em maioria, sobrevive do mercado do turismo.
Agito - A noite da ilha se divide em passeio ou badalação. Na Praça Matriz a ideia é levar a cadeira de praia e sentar na grama para ver o intenso movimento. Por outro lado, na praia Murubira a animação é de festa, os carros fazem uma verdadeira disputa de sons, ganha o que tiver a melhor música. 'Minha festa começa na Vila, lá encontro os amigos passeamos e vivemos a bucólica, mas depois levo todo mundo para agitar no Murubira e só saiu de lá de manhãzinha', empolga-se Socorro da Luz, auxiliar administrativo.
Dicas de passeio:
- Ver, bem cedo na praia, a chegada dos barcos pesqueiros e do açai que chega para ser vendido na vila.
- Tomar café da manhã com tapioquinha na Praça Matriz.
- Escolher uma ou mais das 15 praias (já que é uma do lado da outra) para se divertir e se bronzear.
- Almoçar em umas das barracas padronizadas situadas nas praias e saborear a culinária regional, em especial as peixadas.
- Banhar-se na água congelante do Igaracoco.
- Vila ou Murubira: à noite, escolha como quer se divertir.
Fonte: http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=422886
Fotos: Pesquisa na internet
ResponderExcluirArte: Márcio Caldas / Portal ORM